“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.Paulo Freire
A masturbação Infantil ainda "aterroriza" educadoras e deixa os pais de "cabelos em pé", muitos preferem fazer vista grossa outros se recusam a aceitar e ainda há os que entram em pânico diante deste tema, deixando em evidência que este assunto ainda é tabu, apesar da quantidade de informações e estudos que temos acesso hoje em dia.
Em torno dos 3 anos a criança começa a amadurecer consideravelmente, com isso, a exploração do corpo e dos objetos ao redor se intensifica, sendo comum a masturbação surgir no período de 3 a 5 anos.
O que vem a ser a sexualidade infantil?
Como lidar com a sexualidade da criança?
Como agir?
Quando a masturbação infantil vira um problema?
Em primeiro lugar, devemos ter claro a idéia de que a sexualidade infantil, não está relacionada ao erotismo ou ao ato sexual em si, esta é a forma com a qual a criança busca explorar o próprio corpo e ter prazer na descoberta. Geralmente, dá início após a retirada das fraldas, que é quando a criança consegue um acesso maior ao próprio corpo, o resto fica por conta da curiosidade inata, que o ser humano possui..
Está muito mais relacionado à construção do desenvolvimento corporal e à imagem que faz do próprio corpo do que com qualquer outra coisa.
Portanto, a sexualidade infantil nada mais é, do que a descoberta do corpo e de suas áreas sensíveis (ou zonas erógenas). Ao levar a mão nas genitálias pela primeira vez, a criança percebe o quanto este toque e esta sensação transmitem prazer, a sensação é boa, a tendência é com que repita este gesto porque se sente bem e busca satisfação. Algumas crianças colocam as mãos, outra costumam roçar nas cadeiras ao sentar, enfim... há várias formas.
Lidar com a sexualidade infantil, requer antes de tudo, conhecimento prévio das etapas do desenvolvimento infantil e das características de cada faixa etária, para entendermos que isso é uma fase do desenvolvimento humano, comum a todos.
É preciso lembrar que a malícia, é uma característica do adulto, não da criança. Quando a criança se masturba, a regra é agir com naturalidade, para eles, levar a mão na genitália, é tão comum quanto tocar qualquer outra parte do corpo. Muitas vezes é uma forma de ter prazer e aliviar as pressões do dia a dia, sendo comum naqueles momentos que a criança se sente mais triste ou irritada.
O que devemos fazer é distrair a criança e chamar a sua atenção para outras coisas que também lhe forneçam a sensação de prazer, como pintar, brincar, assistir um desenho, passear no parquinho, interagir com um colega.
Neste momento, não há atitude certa ou erra, mas a criança precisa entender que há comportamentos que devemos ter em público, já outros são privados. Um exemplo que podemos dar é que, para fazer xixi ou ir aos pés por exemplo, devemos usar um banheiro e devemos fazer isso sozinhos, o mesmo deve ser com a masturbação, que é algo para os momentos íntimos.
A masturbação infantil pode se tornar um problema, quando a criança deixa de praticá-la habitualmente e faz dela um hábito frequente, deixando de interagir com as demais crianças e se isolando do grupo. Em excesso, pode indicar que a criança necessita de ajuda e de um acompanhamento mais individualizado, para identificar o problema que a incomoda. se já tem idade para entender que deve fazer nos momentos íntimos, mas insiste em fazer em público, pode ser um forte indicador de baixo auto-estima, problemas em casa e até abuso sexual, nestes casos, é importante pedir um auxílio para o setor especializado da escola.
Uma dica, é manter a criança sempre em dia com a higiene, para evitar desconfortos ou coceiras que façam com que ela leve a mão ao local, também podemos trocar roupas muito justas, por outras mais soltinhas, com o objetivo de manter a necessidade de tocar/ ajeitar a roupa longe, desviando sua atenção para outras atividades.
Profe Márcia de Oliveira Soares
Leitura recomendada/fontes consultadas:
A Educação Sexual da Criança -César Nunes e Edna Silva/148 págs.
Oi, gente!
Leciono há 21 anos na rede particular de ensino para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Atualmente estou trabalhando com crianças do segundo período da Educação Infantil . Estou encantada com eles! Estão lendo tudo.
O trabalho de lecionar para crianças é enriquecedor!Por isso,amo o que faço!
Acredito que sou como você, uma pedagoga a procura de novidades que possam ser realizadas em sala de aula e que dê um resultado positivo.
Então, você está no lugar certo.
Sempre que possível vou colocando novas atividades compartilhando sempre com vocês...
bjs
Betânia
- estampas pequenas como; bolinhas, florzinhas, corações, quadriculados e xadrez.
-Eva estampado e liso
-feltro liso e estampado
-Sianinhas, rendas, viés lisos e estampados,...
-Bichinhos de pano
-bonecas de pano
-papel de scrapbook
- caixas de Mdf
- pastas personalizadas
- agendas
- chocolates...
- marcadores de livros
-decalques variados
-cola quente
- fitas finas de todas as cores
- flores de eva
- Adoro novidades, seja criativa,...,
- Sou geminiana
- Sou mãe de duas crianças grandes, Malu com 13 anos e Matheus com 12 anos.
MEUS FILHOS, MINHA VIDA, MEUS AMORES...
A maior experiência na area da educação é ser mãe...
Minha afilhada Jacq...
A Jacq é do blog http://artsfotojac.blogspot.com/...Ela ama fotografias... Faça uma visita ao blog. Ter vc como afilhada é um grande presente... Fique sempre com Deus!!!
Sofrer também é aprendizagem, não se esqueça disso!!!
Idéias legais...
Essas retirei dos links que eu visito...Os creditos são de todos que criaram e colocaram na internet como sugestões... Parabéns a todos pelas ideias...
Esse é pra mim...
Selinho para vcs minhas seguidoras...
Meu Segurança - Fred
Ele não é pitbull, mas late e morde que é uma beleza!!!
" Há escolas que são gaiolas.
Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo."
natal- idéias retiradas da net 2011
-
[image: natal- idéias retiradas da net 2011]
Data: 24 de out de 2011
Número de fotos no álbum: 48
Visualizar álbum