SEJAM BEM VINDAS!

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“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.Paulo Freire

sábado, 3 de abril de 2010

Crianças com sindrome de Asperger

Bem, tenho uma criança com Sindrome de Asperger na minha sala e estou aprendendo a conviver com esse novo desafio... Acredito que não estamos preparados para a inclusão... Precisamos sempre estar preparados para o novo... Ai, vem a insegurança, a falta da capacidade... Então, é correr atras do prejuizo e seja o que Deus quiser...Segue sobre o assunto, espero estar ajudando, caso tenha algum caso em sua sala, por favor me ajude a compreender essa nova sindrome... Bjs Betania    
Sindrome de Asperger

 
As crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger apresentam um desafio especial para o sistema educacional. Vistas tipicamente pelos colegas de sala de aula como excêntricas e esquisitas, suas habilidades sociais ineptas freqüentemente as levam a ser feitas de bode expiatório. A falta de jeito e o interesse obsessivo por assuntos obscuros contribuem para sua apresentação “estranha”. Falta a estas crianças a compreensão das relações humanas e das regras do convívio social; são ingênuas e carecem de forma evidente de senso comum. Sua inflexibilidade e falta de habilidade para lidar com mudanças levam estas pessoas a ser facilmente estressadas e emocionalmente vulneráveis. Ao mesmo tempo, as crianças com S.A. (na maioria garotos) têm, com freqüência, níveis de inteligência na média ou acima da média e memória de rotina superior. Sua determinação por um tema único de interesse pode levá-las a grandes realizações na vida futura.



A Síndrome de Asperger é considerada um transtorno localizado no ponto mais alto do final do continuum do autismo. Comparando as pessoas incluídas neste continuum, Van Krevelen (citado em Wing, 1991) observou que a criança com autismo com nível de funcionamento baixo “vive num mundo próprio”, enquanto a criança com autismo com funcionamento mais alto, “vive no nosso mundo, mas à sua própria maneira”.



Naturalmente, nem todas as crianças com S.A. são iguais. Da mesma forma que cada criança com S.A., seja menino ou menina, tem sua personalidade própria e singular, os sintomas “típicos” de Síndrome de Asperger são manifestados de maneiras específicas para cada indivíduo. Conseqüentemente, não existe uma receita exata de intervenções em sala de aula que possam ser usadas para todos os jovens com Síndrome de Asperger, da mesma forma que não há um método educacional que preencha as necessidades de todas as crianças que não apresentam Síndrome de Asperger.



Estas sugestões são oferecidas somente no sentido mais geral e devem ser adaptadas para contemplar as necessidades únicas de cada estudante com Síndrome de Asperger.







Insistência em semelhanças



Crianças com Síndrome de Asperger são facilmente oprimidas pelas mínimas mudanças, altamente sensíveis a pressões do ambiente e às vezes atraídas por rituais. São ansiosos e tendem a temer obsessivamente quando não sabem o que esperar; Stress, fadiga e sobrecarga emocional facilmente os afeta.



Sugestões: fornecer ambiente previsível e seguro; minimizar as transições; oferecer rotinas diárias consistentes; evitar surpresas: preparar a criança previamente para atividades especiais, mudanças de horários ou qualquer outra mudança de rotina, independente de quão mínima seja; afastar o medo do desconhecido, mostrando à criança as novas atividades, professor, classe, escola, acampamento, etc. com antecedência, tão cedo quanto possível depois dele/dela ser informada da mudança, para prevenir medo obsessivo (por exemplo, quando a criança com Síndrome de Asperger precisa trocar de escola , ela deve ser apresentada ao novo professor, passear pela escola e ser informada de sua nova rotina antes de começar).





Dificuldades em interações sociais



Crianças com Síndrome de Asperger mostram-se inábeis para entender regras complexas de interação social; são ingênuas; extremamente egocêntricas; podem não gostar de contatos físicos; falam junto às pessoas em vez de para elas; não entendem brincadeiras, ironias ou metáforas; usa tom de voz monótono ou estridente, não-natural; uso inapropriado de olhar fixo e linguagem corporal; são insensíveis e com o sentido do tato deficiente; interpretam erroneamente as deixas sociais; não conseguem julgar as "distâncias sociais" exibindo pouca habilidade para iniciar e sustentar conversas; têm discurso bem desenvolvido, mas comunicação pobre; são às vezes rotulados de "pequeno professor" porque seu estilo de falar é semelhante ao adulto e pedante; são facilmente passados para trás (não percebem que outros às vezes os roubam ou enganam); normalmente desejam ser parte do mundo social.



Sugestões:

Proteger a criança de ser importunada ou bulida; nos grupos mais velhos, tentar educar os colegas sobre a criança com Síndrome de Asperger, quando a dificuldade social é severa, descrevendo seus problemas sociais como uma autêntica dificuldade; elogiar os colegas quando o tratam com jeito (isso pode prevenir que se torne bode expiatório, ao mesmo tempo que promove empatia e tolerância nas outras crianças); enfatizar as habilidades acadêmicas da criança com SA , criando situações cooperativas onde suas habilidades de leitura , vocabulário , memória e outras sejam vistas como vantajosas pelos colegas , aumentando dessa forma sua aceitação; muitas crianças com SA desejam ter amigos , mas simplesmente não sabem como interagir. Elas precisam ser ensinadas a reagir a situações sociais e a ter um repertório de respostas para usar em várias situações sociais. Ensinar as crianças o que dizer e como dizer. Modelar interações bidirecionais e treinar. Embora sua dificuldade para entender as emoções dos outros, crianças com SA podem aprender a forma correta de reagir. O professor pode educar um colega sensível e hábil quanto à situação da criança com SA e sentá-los próximos. O colega pode cuidar da criança SA no ônibus, no recreio, nos corredores, etc., e tentar incluí-lo nas atividades da escola.





Gama restrita de interesses



Crianças com Síndrome de Asperger têm preocupações excêntricas ou ímpares, fixações intensas (às vezes colecionando obsessivamente coisas não-usuais). Eles tendem a "leitura" implacável nas áreas de interesse; perguntam insistentemente sobre seus interesses; tem dificuldades para ir avante com idéias; seguem as próprias inclinações, a despeito da demanda externa; às vezes recusam-se a aprender qualquer coisa fora do seu limitado campo de interesses





Sugestões: não admitir que a criança com SA discuta perseverantemente ou faça perguntas sobre interesses isolados. Limitar esse comportamento designando um tempo específico do dia, quando a criança pode falar sobre isso. Por exemplo: a uma criança com SA com fixação em animais e tem inumeráveis perguntas sobre um tipo de tartarugas e pode ser permitido fazer essas perguntas somente durante o recreio. Isso fará parte de sua rotina diária e ela aprenderá rapidamente a se interromper quando começar a fazer esse tipo de perguntas em outros horários do dia;











Fonte: AMA – Associação de Amigos do autista
Karen Williams, traduzido por Beatriz Toledo

Texto adaptado para divulgação no site do Instituto Indianópolis

6 comentários:

  1. Olá Betânia, sou Karenn, estou cursando o 2° semestre em Pedagogia, achei seu Blog e estou amando. Estou hoje vou começar a fazer o Projeto do meu TCC, e por coencidência o o tema é "Síndrome de Asperger e a atuação do Pedagogo" algumas pessoas do meu grupo quiseram que eu desistisse deste tema, mas estou fascinada, quero ir a fundo, mas estou com algumas dificuldades, estou pesquisando alguns artigos sobre, mas tenho medo que não sejam confiáveis, vejo que têm um aluno com a S.A. e gostaria muito que você me ajudasse a entender mais sobre essas crianças que o pouco que pesquisei são crianças muito, muito especiais!
    Vou deixa meu msn kakau_pre@hotmail.com se puder me adicionar fico muito muito grata, vejo que você ama fazer o que faz, educar.
    Espero um contato.
    Desde já estou muito grata, amei seu blog!
    Beeijoos!

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  2. Oi, Kakau!!! Hj que vi o seu comentario, me desculpe... To correndo tanto que nem olhei minhas mensagens...Se puder te ajudar estou aqui...ok??? Obrigada pelo carinho e fique a vontade para navegar e copiar Ok?
    bjs Betania

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  3. TENHO UM FILHO COM SÍNDROME DE ASPERGER E TENHO MUITAS DIFICULDADES DE COMO EDUCÁ-LO.

    EMAIL: marleneabrantesa@gmail.com

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  4. Ola ...sou Bruna,achei muito mais mto interessante a materia...pois acho aspeger uma sindrome muito rara e mto dificil de entendermos....pois o sintomas sao variados...
    e sites bons que falam de como lidar com pessoas assim sao dificieis de encontrar...
    mas fuçando um pokinho...encontrei o seu... e achei mega interessante ...parabens!!

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  5. Boa tarde!!! Estou pesquisando sobre crianças com autismo e cheguei ao seu blog. e gostaria de lhe dar uma sugestão: Troca a cor das letras!? O rosa no azul, nessa letra miudinha, ficou muito complicado de ler. Desisti da leitura por conta dessa dificuldade. Por favor!! Grata!! Abraços.

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  6. Para a solução do meu problema, tive que copiar, colar no word e formatar o texto.
    O texto é Muito interessante...me ajudou muito. Grata!

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